Gravidez em forma – Uma gravidez de bem com a balança!

Reading time: 3 minutes

Atividade física na gestação. A grande importância de se exercitar no período de gravidez! – Por Adriana Gomes Vigolo

A atividade física é benéfica para a saúde da mulher em qualquer idade ou situação. Na gestação, quando o corpo passa por diversas alterações fisiológicas e psicológicas, praticar exercícios traz diversos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.

As gestantes que fizerem uma atividade física regular durante a gestação, irão tolerar melhor o trabalho de parto, principalmente os mais prolongados, em relação àquelas que apenas se exercitaram esporadicamente.

Quer saber mais sobre esse conteúdo?

clique aqui!

Tipos de exercícios e benefícios proporcionados

ginástica na gravidez

A musculação e a hidroginástica ajudam a fortalecer os músculos responsáveis pelo controle postural, estabilizadores do quadril e fortalece os membros superiores.

Dessa forma, melhora a distribuição do peso corporal e aumenta a disposição.

Os principais benefícios adquiridos nesse período são:

  • Controle do ganho de peso corporal;
  • Diminuição do edema (inchaço);
  • Prevenção de dores na região lombar;
  • Diminuição dos riscos de diabetes gestacional e hipertensão;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Alívio de desconfortos intestinais;
  • Redução de cãibras;
  • Prevenção de varizes;
  • Redução do risco de parto prematuro;
  • Aceleração da recuperação no pós parto.

Importância do acompanhamento profissional para se exercitar durante a gestação

gestacao

É necessária uma avaliação médica, assim como a liberação prévia do obstetra para a realização de atividades físicas durante a gestação.

Não menos importante é o acompanhamento desses exercícios  por um profissional qualificado, a saber: Personal trainer (educador físico).

Devem ser respeitadas as alterações fisiológicas da gravidez e se tomar alguns cuidados durante os exercícios, como: evitar o superaquecimento; exaustão física; elevação da frequência cardíaca (acima de 140 bpm). Essas são medidas muito importantes.

Qualquer outro sinal ou sintoma que indique fraqueza, mal estar, náuseas ou eminência de perda da consciência, perda de líquido aminiótico, dor no peito, sangramento vaginal, enxaqueca, dispnéia, edema, dores nas costas, dor abdominal, contrações uterinas, fraquezas musculares e tontura, redução dos movimentos do feto, são sinais de alerta para a parada imediata da pratica dos exercícios.

A importância da alimentação balanceada na prática de exercícios físicos

É importante lembrar que a alimentação balanceada e adequada representa o eixo central para a prática de atividade física regular durante o período gestacional, devendo ser associada aos exercícios para se obter resultados satisfatórios.

O período gestacional, por si só, já se faz difícil e representa uma etapa de muitas mudanças estéticas e psicológicas para as mulheres.

A combinação de elevada autoestima, saúde, bem-estar físico e mental é extremamente importante para que a mulher vença esse período da melhor maneira possível.

Dentre os pilares de sustentação para que ela obtenha êxito está, sem sombra de dúvidas, a atividade física.

Autora do artigo: Adriana Gomes Vigolo (Educadora Física)

saúde na gravidez

Gostou do artigo? Então deixe um comentário para a Adriana Gomes que é uma super educadora física e pode tirar todas as suas dúvidas com relação ao tema!

Tudo sobre gravidez em forma – Saiba mais e tenha sucesso nessa sua faze de vida muito importante!!!!

gravidez em forma

clique aqui!

 

Gravidez saudável e Feliz! 🙂

gravidez_vanessa

No Comments

    Comments are closed.