Dieta Low Carb – Confirmado, funciona, leia artigo completo!!

Reading time: 7 minutes

DIETA LOW CARB – Dieta com pouco carboidratos

Olá pessoal, quero dizer que a dieta Low Carb realmente funciona para a perda de peso e para a saúde! portanto, leiam o artigo completo para ver que cientificamente faz sentido!!!

Aproveitem!! – By me!!

 

A Dieta Low Carbo, ou, dieta pobre em carboidratos é uma tendência alimentar baseada na redução de carboidratos para dar mais prioridade às proteínas e gorduras. Essa corrente vem adquirindo relevância nos últimos anos por causa do suporte cientifico que a acompanha.

Mesmo que essa dieta tenha como objetivo a diminuição da gordura corporal e perda de peso, o mais interessante é o efeito sobre o metabolismo que ela provoca.

A redução do carboidrato na dieta de uma pessoa ajuda a recuperar a utilização de reservas de gordura, dando-nos mais energia, melhorando nossa capacidade termorreguladora e normaliza nosso peso corporal.

O que seria essa dieta LOW CARB – Pobre em carboidratos?

O nome já diz tudo: é uma dieta em que o foco é reduzir ao máximo o consumo de carboidratos.

Porém, antes de seguir com nosso conteúdo, vale a pena dizer que os carboidratos não são por sí só prejudiciais para saúde. Por isso é importante regular bem o consumo.

O problema dos carboidratos aparece quando eles são convertidos em fontes energéticas principais sempre.

O excesso de carboidratos provoca de realmente o aumento de peso e uma diminuição da nossa capacidade para queimar gordura. Pois, ela é uma caloria vazia (sem nutrientes).

Quando se assume uma dieta Low Carbo, a ideia é consumo de menos carboidratos e aumento do consumo de gordura. E, portanto, a fonte de energia principal será a gordura e não mais o carboidrato.

Porque a dieta Low Carb ajuda a reduzir a gordura corporal?

Existem muitas pessoas que criticam o consumo de gordura, entretanto, alguns estudos fizeram a comparação entre dietas pobres em carboidratos (Low Carb) e as dietas baixas em gordura. E, acabaram com aquele mito de que aumentar o consumo de gordura e de proteína poderia ser perigoso para a saúde.

Inclusive, existem estudos que demonstram que é mais vantajoso para a perda de peso seguir com a dieta low carb do que uma dieta com baixa gordura quando a pessoa está com sobrepeso.

Existem vários fatores pelos quais o consumo de gordura nos ajuda paradoxalmente a perder gordura.

Em primeiro lugar, a gordura e a proteína possuem um efeito de saciar muito maior do que os carboidratos, portanto, o primeiro que se nota em uma dieta low carb é que o apetite fica mais regulado e controlado.

Mais especificamente e cientificamente falando: quando consumimos carboidratos, liberamos um hormônio que se chama insulina que nos ajuda a manter os níveis de açúcar adequados no sangue. Porém, esses níveis de insulina bloqueia a capacidade do corpo de utilizar a gordura para produzir energia. Portanto, com o consumo exagerado de carboidratos, o corpo preferirá queimar carboidratos e não gorduras.

Aumentando, portanto, a reserva de gordura e a necessidade cada vez maior de comer carboidratos para que seja utilizado pelo organismo quando fazemos mais atividades físicas.

Finalmente, os carboidratos possuem sua função no nosso organismo. Porém, se diminuímos ao máximo o consumo de carboidratos, o corpo começará a fabricar os substratos que cumpram com a mesma função dos carboidratos! E como fará isso? Ativando um mecanismo chamado gluconeogenesis que é a fabricação de glicose utilizando gordura e proteína.

PRONTO!! AÍ ESTÁ O SEGREDO!

Esse processo de substituição que nosso organismo faz quando diminuímos o consumo de carboidratos faz com que queimemos mais e mais gordura!!

Benefícios da dieta Low Carb

Depois de todas essas explicações, agora nos resta listar os grandes benefícios de se assumir essa dieta como seu estilo de vida!!

Recuperamos o nosso apetite normal

Um dos grandes problemas que enfrentamos no nosso mundo ocidental é que comemos, mas do que o que realmente necessitamos. E porquê?

A indústria de alimento está preocupada em ganhar dinheiro e fazer com que voce consuma sempre mais! Logo, introduzem carboidratos em excesso em praticamente todos os alimentos! Pois, o carboidrato não promove a sensação de satisfação e faz com que você queira comer mais e mais sempre!

Uma vez entrando nesse círculo vicioso, não conseguimos parar de comer tantas guloseimas.

Quando conseguimos finalmente diminuir o consumo de carboidratos, conseguimos manter nossa capacidade metabólica de saber se realmente estamos satisfeitos ou não.

Melhora a composição do corpo

Finalmente, quando conseguimos comer apenas o suficiente sem exageros e estimulamos a queima de gordura, nossa composição corporal melhora bruscamente, aumentando a proporção de músculos.

Além disso, esse tipo de dieta estimula a queima de gordura abdominal, o que além de deixar o corpo mais bonito e esbelto, contribui e muito para acabar com as reservas de gorduras que são muito ruins para a saúde.

E esse efeito fica ainda melhor e mais rápido se você adiciona ao seu novo estilo de vida, algumas horas semanais de ginástica. Isso faz com que seus músculos fiquem cada vez mais fortes e contribuam para a queima de gordura!

Estabiliza a glicose no sangue

A diminuição do consumo de carboidratos tem um efeito quase que de imediato sobre os níveis de glicose no sangue.

E isso é extremamente importante para as pessoas que sofrem de distúrbios metabólicos ou de diabete tipo 2. Pois, ao diminuir os nutrientes que são convertidos rapidamente em glicose, os níveis de glicose se estabilizarão de maneira mais rápida e fácil!

Melhora as funções hepáticas

A frutose é um carboidrato simples que podemos obter ao consumir frutas.

Porém, quando consumimos açúcares refinados, aumentamos a ingestão de frutose e, portanto, fazemos com que nosso fígado tenha que trabalhar muito mais do que o normal. Pois, o fígado é o único que metaboliza a frutose.

Logo, sobrecarregamos o nosso fígado, e não deixamos que ele exerça bem as outras funções que ele tem no nosso organismo.

Ajuda na diminuição da ansiedade

A medida em que você vai diminuindo o consumo de carboidratos, a ansiedade por aquele sabor doce na boa vai diminuindo também! Não esqueça que o açúcar é mais viciante do que a cocaína!!

Melhora o nosso paladar

Quando começamos a ingerir menos carboidratos – açúcares – começamos pouco a pouco recuperar o sentido de sabor que, por culpa dos doces, perdemos com o tempo.

Estudos comprovam que depois de duas semanas sem ingerir açúcares, as pessoas já conseguem recuperar a boa sensação de sabores de outros alimentos, principalmente o doce natural das frutas!

Em geral, quando consumimos muito açúcar, os alimentos, em geral, costumam a ter o mesmo sabor. O que faz com que nosso organismo peca cada vez mais doce… pois nosso cérebro acostuma a sabores doces com muita facilidade. (Realmente pior do que cocaína)

Aumenta a energia

Quando começamos a dieta low carb e, portanto, começamos a diminuir o consumo de carboidratos, podemos sentir uma diminuição na energia de início, pois o corpo está sofrendo uma mudança!

Porém, em alguns dias nosso organismo recupera quando começa a utilizar a gordura para produzir energia e substituir o que o carboidrato lhe oferecia!

E então, sua energia volta a subir, porém, dessa vez com muito mais força e saúde!!! E aí começa o processo de emagrecimento saudável!!

Viu só? E agora o que você está esperando para começar a implementar essa dieta fantástica na sua vida de forma saudável e deliciosa?

 Nada melhor do que começar uma dieta low carb com as melhores receitas para que o processo não seja tão doloroso, não é verdade?

 

Fonte desse artigo: Dieta baja en carbohidratos

Leia mais sobre o tema:

Artigo – Boa forma – sobre dietas low carb

Artigo – Dieta do carboidrato

Artigo – Dieta Low carb – Perder 4 quilos em 7 dias – Garantido!

No Comments

    Comments are closed.