Consumo de proteínas e uso de suplementos! Um “UP” no seu treino!!

Reading time: 6 minutes

Entenda o que é e como funciona o consumo de proteína no nosso organismo e como ela contribui para um corpo fitness e saudável!!

O que são as proteínas?

São compostos orgânicos que tem como função atuar na manutenção dos tecidos, renovando e melhorando o crescimento da pele, músculos, cabelos e unhas! Elas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem animal

São responsáveis pela reparação dos músculos lesionados durante o treino, ajudando na sua reestruturação e contribuindo com o ganho da massa magra!

Além disso, é o macronutriente mais termogênico, ou seja, que mais provoca a elevação da temperatura do nosso corpo para ser digerido, portanto é excelente para gastar mais energia e evitar o acúmulo de gorduras,

Se você está em uma dieta para aumentar massa muscular ou para reduzir gordura corporal, você deverá suprir suas necessidades proteicas diariamente.

 

Vida fitness e consumo de proteína

Esportistas e atletas com certeza precisam de mais proteínas do que as outras pessoas, porém, o excesso nunca é bem-vindo. Por isso, é muito importante que a alimentação saudável e a ingestão de suplementos de proteínas sejam bem regradoas e controladas com auxílio de médicos, nutricionistas ou experts no tema – Clube Afit.

proteína carne

Vale ressaltar que os vegetarianos devem consumir ainda mais proteínas, pois a absorção de proteínas vegetais é menor no nosso organismo!

As proteínas são formadas por aminoácidos, que são responsáveis por reparar e formar novos e maiores tecidos musculares. Ao oferecer proteínas constantemente ao corpo, ele ficará num estado anabólico durante o dia todo.

Ou seja, você precisa de várias refeições ao dia ricas em proteínas!

Portanto, para emagrecer e ganhar massa muscular de verdade, de forma duradoura e permanente, é muito importante seguir rigorosamente consumos regrados de vitaminas e outros nutrientes durante o dia!

Usando as receitas do Clube AFIT é muito fácil encontrar refeições que vão aumentar a quantidade de proteínas diárias, além de deixar você superalimentada e disposta para os treinos!

consumo de proteína

Qual seria o consumo de proteína ideal?

Essa questão vem sendo tema de debates faz muito tempo por cientistas e atletas.

É difícil encontrar um consenso sobre esse assunto…

E porquê?

Porque a quantidade varia muito com relação a alguns fatores:

  • Como cada organismo responde a determinado consumo de proteínas
  • Quanto cada pessoa treina e qual a intensidade de aeróbicos.
  • Qual peso e altura de cada pessoa

Uma boa dica

O ideal para conseguir uma dieta saudável, emagrecer e ganhar massa muscular de forma duradoura é fracionar muito bem a quantidade de proteína ao longo das refeições do dia. E, para isso, é preciso entender ou pesquisar mais sobre informação nutricional de tudo o que você consome!

Em todas as receitas do Clube AFIT você vai encontrar informação nutricional, então, você saberá quanto de proteínas (e os outros macronutrientes) consumirá em cada refeição.

Efeito termogênico?

Já foi comprovado que dietas com altos teores de proteínas e baixos teores de gorduras e carboidratos ajudam na queima de gordura corporal.

A razão disso é que para digerir e metabolizar proteínas, o corpo demora muito mais tempo e gasta muito mais energia, portanto, ao ingerir mais proteínas, o corpo tem um maior efeito térmico do que ao consumir carbo-hidratos ou gorduras.

Todas as suas refeições do dia devem ser ricas em proteínas, pois assim a cada 2-3 horas o corpo receberá esse estímulo. Então, além de reconstruir músculos, as proteínas ajudam a queimar gorduras localizadas!

Uso de suplementos de proteínas

Quem treina pesado, tem necessidades especiais e adicionais de proteína.

Principalmente quando falamos das refeições pré e pós-treino.

O ideal é incluir uma pequena refeição antes do treino que contenha carboidratos e proteínas.

Após o treino, é importante fazer uma refeição ou suplementação que também contenha carboidratos e proteínas.

Portanto, saber quais alimentos e suplementos são os mais indicados para o pós-treino é fundamental para o sucesso no ganho de massa muscular ou na perda de peso!

O corpo precisa receber os nutrientes necessários para a recuperação dos músculos, por isso, a importância de uma boa orientação para a alimentação pós-treino.

Carboidratos e proteínas são essenciais nos pós-treinos seja para quem quer emagrecer como para quem quer ganhar massa muscular.

A diferença está em quando e quais alimentos são melhores para cada objetivo! Isso você pode descobrir se inscrevendo no Clube Afit, é grátis! E recebendo dicas diariamente no seu e-mail!!

E onde entram os suplementos nessa história?

suplemento proteínas

Em alguns níveis de treinamento a qualidade da alimentação pós-treino se torna muito complexa. Por isso, a suplementação é uma excelente opção pela alta qualidade e pela praticidade!

O princípio da suplementação é o mesmo da alimentação normal – carboidratos de altos níveis glicêmicos e proteínas de alto valor biológico!

Um dos suplementos mais conhecidos e usados hoje em dia é o Whey protein, por ter opções que já vem com carboidratos e proteínas que são rapidamente absorvidos pelo organismo!

Ou seja, para você que faz treinos fortes e quer resultados mais rápidos, porém, não prejudiciais à saúde, o uso de suplementos pós-treino é essencial – desde que seja consumido com orientação de profissionais e nas quantidades corretas!

Não se esqueça de que o consumo de proteínas deve vir associado a um bom treino e uma alimentação ideal para o seu objetivo principal! por isso, não deixe de ler também o nosso artigo sobre – Fórmula 47 A melhor combinação para atingir os seus objetivos de emagrecimento e fitness!

Se tem um whey protein delicioso e TOP que eu utilizo é o ISO 100 da Dymatize Nutrition, um Whey Hidrolisado muito conceituado e bem avaliado em todo mundo. (Recomendo! E não ganho comissão por isso, juro!)

Espero que essas dicas tenham ajudado você no seu processo fitness!!

Não se esqueça de se inscrever no Clube afit! É grátis e lá você vai receber diversas dicas de alimentação, treino e vida saudável!!!

clube-afit

2 Comments


  1. Eu tenho uma colega que é como uma irmã pra mim, e ela precisa emagrecer por questões de saúde. Ela é muito preguiçosa, ela já tentou fazer reeducação alimentar, mas não teve resultados. Eu queria saber de algo que possa ser útil pra ela. Que ela possa emagrecer sem muito esforço. Tem algum suplemento que é recomendado pro caso dela?


    1. Carol… sempre é preciso um esforcinho né? mesmo que esse nao seja uma tortura, mas tem que se dedicar e estar determinada!

Comments are closed.